Filmagens com drones mostram orcas a perseguir e matar grandes tubarões brancos



Investigadores publicaram um novo estudo confirmando que as orcas caçam grandes tubarões brancos, depois de o mamífero marinho ter sido filmado a matar um dos maiores predadores marinhos do mundo, avança o “The Guardian”.

Orcas foram mostradas a perseguir tubarões durante uma hora ao largo de Mossel Bay, uma cidade portuária na província do sul do Cabo Ocidental, em imagens de helicópteros e drones, segundo um estudo científico divulgado esta semana.

Segundo o jornal britânico, Alison Towner, investigadora de tubarões da Marine Dynamics Academy em Gansbaai, África do Sul e principal autora do estudo, explicou que “este comportamento nunca foi testemunhado em pormenor antes, e certamente nunca do ar”.

Um clip das filmagens mostra cinco orcas a perseguir e a matar um grande tubarão branco e os investigadores acreditam que mais três foram maltratados até à morte durante a caçada.

Simon Elwen, especialista em mamíferos marinhos e coautor do estudo, explicou que as orcas “são animais altamente inteligentes e sociais. Os seus métodos de caça em grupo tornam-nas predadoras incrivelmente eficazes”.

As orcas são conhecidas como presas de outras espécies de tubarões, mas as provas de ataques a grandes tubarões brancos eram anteriormente limitadas. O estudo não analisou as razões por detrás do comportamento.

Os tubarões desapareceram da área após o ataque e os autores afirmam que isto confirma que os tubarões têm uma resposta de fuga e isso pode ter implicações mais amplas.

Em casos anteriormente observados, os animais acabaram por abandonar antigos habitats-chave, com consequências para o ecossistema e turismo relacionado com tubarões, sublinhou Alison Kock, bióloga marinha dos Parques Nacionais da África do Sul, citada pelo “The Guardian”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...