Financial Times: “Portugal está a fazer o que pode e a Europa deveria recompensá-lo”
“Até agora, Lisboa está a ser bem sucedida em aparecer como o bom estudante, que quer impressionar os professores da Zona Euro (…) Portugal está a fazer o que pode e a Europa deveria recompensá-lo”.
A sugestão vem do Financial Times (FT), em editorial publicado na sexta-feira. Mas os elogios rapidamente passam a conselhos. O FT diz que não estamos em época de celebrações, sobretudo quando porque continuamos à beira de uma recessão sem precedentes.
“Estagnado durante a época (de ouro) do Euro, Portugal passa agora por uma ressaca sem sequer ter participado na festa. Com sorte, este sofrimento valerá a pena”, explica o FT.
O jornal diz que a estratégia portuguesa de “menino bem comportado” está a ser bem-vista em todo o lado… excepto nos mercados. Mas termina com uma avaliação muito precisa e singular do estado de espírito dos portugueses. E deixa, inclusive, um conselho ao Governo:
“Se Lisboa já deixou o seu charme nos seus credores oficiais e está a trabalhar arduamente para seduzir os privados, não pode esquecer os seus próprios cidadãos. Os portugueses têm sido muito pacientes, à luz dos duros sacrifícios – que estão a ficar cada vez mais duros. O Governo deveria manter-se atento. Os cidadãos aguentam muitos sacrifícios… mas não todos. E ainda menos quando se sentem ignorados”.
Leia o editorial do FT na íntegra (em inglês).