Floresta subaquática pré-histórica descoberta no Mar do Norte

Uma floresta antiga pré-histórica – que facilmente poderia pertencer ao imaginário da Terra Média – foi descoberta por uma mergulhadora amadora a 300 metros da costa de Norfolk, em Inglaterra.

A floresta foi descoberta por Dawn Watson, que encontrou carvalhos de uma floresta pré-histórica com cerca de 10.000 anos no Mar do Norte. “O mar estava bastante severo na costa e então decidi mergulhar mais longe e depois de nadar cerca de 300 metros encontrei um cume longo enegrecido”, indica a mergulhadora, cita o International Business Time.

De acordo com especialistas, o bosque pode ter estado escondido desde a última Idade do Gelo e fazia parte de uma grande floresta que ocupava uma área de vários quilómetros quadrados.

A floresta fazia parte de uma massa terrestre conhecida como Doggerland, que durante a última Idade do gelo ligou a Grã-Bretanha ao continente europeu. Porém, os terrenos de baixa elevação foram “varridos” há cerca de 8.200 anos por um grande tsunami. Os Storegga Slide – grandes deslizamentos de terra que ocorreram debaixo de água ao largo da plataforma continental da Noruega cerca de 6000 anos A.C. – geraram grande onda que aliadas à subida do nível da água do mar da altura submergiram Doggerland, que se elevava apenas cinco metros acima do mar.

Foto: smityboy11 / Creative Commons

Deixar uma resposta