Ford cede patentes ligadas à tecnologia eléctrica aos rivais

A gigante automóvel Ford vai ceder 15 famílias de patentes ligadas a tecnologias de mobilidade eléctrica – desde travões regenerativos ou gestão de bateria – aos seus rivais, um movimento que já tinha sido implementando pela Testa e Toyota.

Num comunicado enviado ontem às redacções e citado pelo Business Green, a multinacional norte-americana afirma, porém, que vai cobrar um valor pela partilha de conhecimento – ao invés da Tesla e Toyota – esperando que, com esta decisão, a inovação ligada à mobilidade eléctrica seja desenvolvida de forma mais célere.

“A forma de conseguirmos a melhor tecnologia é através de desenvolvimento constante e progresso”, explicou o director dos programas eléctricos da Ford, Kevin Layden. “Ao partilharmos a nossa pesquisa com outras empresas, vamos acelerar o crescimento da tecnologia electrificada para veículos e entregarmos melhores produtos aos clientes”.

A Ford comercializa seis modelos híbridos ou 100% eléctricos e tem mais de 640 patentes para carros eléctricos e 1.000 aplicações pendentes de patentes. A marca revelou ainda que vai contratar mais 200 engenheiros, este ano, na sua fábrica de Dearborn, Michigan, Estados Unidos.

Em Junho, a Tesla tornou públicas todas as suas patentes, para acelerar a adopção das tecnologias de carro eléctrica. Em Janeiro último, a Toyota seguiu-a e disponibilizou mais de 5.000 patentes para promover os veículos a hidrogénio.

Foto: futureatlas.com / Creative Commons

Deixar uma resposta