Fotógrafo capta a vida nas Coreias do Norte e do Sul (com FOTOS)
Mark Edward Harris, um fotojornalista premiado que teve um raro acesso à Coreia do Norte, está a marcar o 60º aniversário do armistício que pôs fim à guerra entre as duas Coreias com uma nova colecção de imagens – agora da Coreia do Sul.
Harris visitou cada um dos países cerca de oito vezes, com o objectivo de documentar a vida na península dividida.
Começou por viajar para a Coreia do Norte em 2005, tendo publicado um livro de fotografias das suas viagens em 2007. Agora, um novo livro de fotos da Coreia do Sul mostra a vida dessa região e na zona desmilitarizada na fronteira entre os dois países, que tanto capta a atenção internacional.
“Não estou a tentar fazer qualquer julgamento. A Coreia do Sul é tão bem-sucedida, é um mundo completamente diferente”, explicou Harris.
O fotógrafo admite que regista uma grande diferença nos dois países, desde que os visitou pela primeira vez – como os milhares de carros que agora atravessam as ruas, antes vazias, da capital da Coreia do Norte. “Agora há um salão italiano de pizzas, um café austríaco e um pub ao estilo britânico em Pyongyang.”
As fotografias de Harris são espantosas e já receberem destaque nos jornais The Times, The New York Times e Los Angeles Times, tal como nas revistas Vogue, Elle, Life e Harper’s Bazaar.