França avança para máquinas de reabastecimento de vinho
Imagine que tem uma garrafa de vinho vazia em casa e que até poderia ser reaproveitada… por si mesmo. A ideia vem de França, está a ser utilizada em vários supermercados daquele País e passa por colocar máquinas de vinho self service para que as pessoas possam encher as suas garrafas.
De acordo com a Dr. Vino, este novo método de vender vinho não só é mais amigo do ambiente como poupa alguns euros à carteira dos consumidores.
As máquinas podem conter entre 500 a mil litros de vinho e aceitam todo o tido de garrafas ou recipientes. Depois de recolher o vinho, basta imprimir a factura e pagar.
Estes autênticos postos de reabastecimento de vinho foram criados por Astrid Terzian no Outono de 2008, como resposta a um nicho de clientes que queriam aliar a parte económica à ambiental.
Com esta máquina, os consumidores conseguem poupar até 1,45 euros por litro de vinho – nada mau.
Para além de evitar a produção exacerbada de vidro e a sua futura decomposição na natureza, este processo também evita desperdício de gastos no transporte do produto.
Segundo a própria Terzian, os consumidores mostraram-se desconfiados no início, mas depois habituaram-se à ideia e, depois de experimentarem, as reacções têm sido positivas. “Depois de saborearem o vinho, vêm muitas vezes”, explicou Terzian.
A notícia foi publicada hoje pelo Blog Krups.