França começou a pagar a utilizadores de bicicleta



O Governo francês começou ontem a pagar a cerca de 10 mil cidadãos que utilizam a bicicleta como meio de transporte para o caminho entre casa e o trabalho. A medida tinha sido anunciada em Janeiro, mas só agora vai começar a sua fase de testes. Estes 10 mil cidadãos trabalham em 20 empresas que se mostraram interessadas no projecto.

Segundo a imprensa daquele País, cada um dos 10 mil cidadãos será recompensado em €0,25 (R$ 0,75) por quilómetro percorrido nos próximos seis meses. Se o projecto for considerado bem sucedido, o Governo avança para uma segunda fase, mais ampla e para mais cidadãos, num futuro próximo.

A iniciativa integra os esforços feitos para estimular a utilização de bicicletas no País, o que está previsto no Plano Nacional de Bicicleta. Este plano inclui ainda a expansão dos serviços de aluguer e partilha de bicicletas e a permissão para pedalar em contramão em algumas vias.

“É normal favorecermos quem vai trabalhar de bicicleta”, explicou o ministro dos Transportes de França, Thierry Mariani. Tanto os transportes públicos como os automóveis já recebem incentivos e subsídios financeiros do estado francês. Só faltavam as bicicletas.

Foto:  bradleypjohnson / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...