França proíbe novos modelos da Mercedes devido às emissões poluentes
Os últimos modelos de carros da Mercedes-Benz não serão vendidos em França, por proibição das autoridades. Segundo o Business Green, a marca alemã terá de mudar o seu sistema de ar-condicionado, que emite gases com efeito de estufa em excesso e terão de ser substituídos.
De acordo com a Daimler, que detém a marca Mercedes, apenas os carros novos estão sujeitos a esta medida. Os consumidores afectados pela decisão das autoridades francesas terão modelos alternativos à sua disposição.
Desde o início do ano que a União Europeia exige que os fabricantes de automóveis utilizem um gás refrigerante mais limpo, o R1234yf, considerado menos poluente que os produtos mais antigos.
Porém, a Daimler continua a usar um gás anterior a este modelo, uma vez que considera que este se incendeia com mais facilidade e coloca os carros em risco de explosão, em caso de colisão.
Na Alemanha, a Daimler tem uma permissão especial para prosseguir com esta prática, apesar dos fabricantes do R1234yf rejeitarem a alegação.
Na verdade, a empresa alemã diz que vai esperar por uma nova versão do gás refrigerante, dentro de “alguns anos”. Segundo esta, nenhum outro País, para além da França, levantou restrições.