Fronius aposta no hidrogénio feito a partir de energia renovável
A empresa austríaca Fronius Solar Energy tem vindo a usar painéis solares para produzir hidrogénio limpo a partir do excesso de energia produzida. O objetivo é alimentar veículos movidos a pilhas de hidrogénio ou usar este combustível para armazenar energia.
A empresa acredita que o hidrogénio tem um papel importante no setor da energia renovável, aquecimento e mobilidade. Por isso, tem trabalhado em soluções para produzir hidrogénio limpo, gerado a partir do excesso de energia solar produzida em painéis fotovoltaicos.
Para demonstrar a sua tecnologia SOLH2UB de reabastecimento de hidrogénio, a empresa tem um projeto piloto em operação desde maio deste ano. Produz hidrogénio recorrendo a eletrólise, ou seja, usando eletricidade para separar a água em hidrogénio e oxigénio.
O hidrogénio produzido nesta estação pode ser usado para abastecer os veículos movidos a pilhas de hidrogénio da estação ou armazenado para ser usado mais tarde para aquecimento ou produção de energia.
A empresa acredita que o hidrogénio permitirá construir uma sociedade onde a energia limpa estará disponível mesmo quando o sol não brilha ou o vento não sopra. Diz a Fronius que “o hidrogénio pode ser armazenado facilmente e depois usado em veículos ou convertido de novo em eletricidade quando necessário”.