Fundo Saudita para o Desenvolvimento apela a uma maior colaboração global para enfrentar as mudanças climáticas



Uma delegação do Fundo Saudita para o Desenvolvimento (SFD)  apresentou as iniciativas de sustentabilidade em curso por parte do Fundo e desafiou organizações internacionais, comunidades e setor privado a unir forças para combater as mudanças climáticas, no 6º Encontro Internacional de Cooperação Triangular.

No evento, realizado em Lisboa nos dias 6 a 7 de outubro, Randah Al-Hothali – Diretora Geral de Comunicações Corporativas do Fundo, além de destacar os amplos projetos de sustentabilidade do SFD, Al-Hothali participou num painel de discussão intitulado “Cooperação triangular para apoiar a agenda climática”. Uma sessão que reiterou a importância da cooperação triangular para superar os desafios colocados pelas mudanças climáticas e que apelou a um maior alinhamento e mais parcerias de trabalho entre entidades e organizações globais para efetuar transformações duradouras, sublinha 0 SFD em comunicado.

Segundo a mesma fonte, o painel de discussão também contou com altos funcionários do Ministério do Planeamento do Desenvolvimento Nacional da Indonésia, do Ministério da Economia, Planeamento e Desenvolvimento da República Dominicana, da Agência de Cooperação Internacional das Comores (ANCI) e da Universidade de Sunshine Coast, Queensland, Austrália.

Durante a discussão, Al-Hothali reforçou que o SFD “tem vindo a comprometer-se há muito tempo em capacitar pessoas e comunidades desfavorecidas em todo o mundo, fornecendo acesso a recursos vitais e serviços básicos. O Fundo ofereceu apoio contínuo às pessoas necessitadas por meio do financiamento de projetos relacionados com a saúde, educação, atividades climáticas, água potável e desenvolvimento de infraestruturas essenciais. Esses projetos têm desempenhado um papel importante na melhoria da qualidade de vida nos países em desenvolvimento. Ao todo, o SFD financiou cerca de 700 projetos no valor de 18,4 mil milhões de dólares em 84 países”.

A responsável acrescentou que, “como parte deste trabalho, o SFD financiou vários projetos e iniciativas de sustentabilidade para combater as mudanças climáticas”. “Até ao momento”, disse, “fornecemos 35 empréstimos para financiar projetos de energia renovável, proteção contra enchentes, florestamento e recuperação de terras agrícolas em 23 países, num total de 1,3 mil milhões de dólares. O que reflete o compromisso da SFD em alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”.

Al-Hothali solicitou às organizações internacionais que se concentrem em três questões-chave: a importância da cooperação para proteger o meio ambiente, o desenvolvimento de soluções inovadoras para superar os desafios ambientais e o fortalecimento da cooperação triangular para desenvolver e proteger recursos eficazes e sustentáveis.

Al-Hothali destacou o histórico do SFD no que concerne ao lançamento, implementação e apoio e projetos ambientais e concluiu: “O SFD trabalhou com o Gabinete de Relações Internacionais, Commonwealth e Desenvolvimento do Reino Unido (FCDO), o governo paquistanês e o Gabinete das Nações Unidas para Serviços de Apoio a Projetos (UNOPS), no sentido de fornecer uma fonte renovável de eletricidade e energia limpa para 1.200 escolas. Permitiu criar empregos e oportunidades para 6.000 professores e melhorou as instalações escolares de 150.000 alunos. Como acontece com muitos projetos focados em mudanças climáticas, os benefícios dessas parcerias estenderam-se a outras áreas, incluindo educação e desenvolvimento económico”.

 

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...