Fungos são os maiores responsáveis por sequestro de carbono nas florestas do Norte

Há muito que se sabe que as florestas boreais do Hemisfério Norte, situadas em países como o Canadá ou Suécia, são das que mais sequestram dióxido de carbono por todo o Planeta, mas sempre que pensou que era a matéria vegetal que estava a incorporar esses gases.

Agora, um estudo publicado na revista Nature por cientistas suecos avança que estas grandes árvores estão a ter um aliado nessa função, os fungos, que chegam a ser responsáveis por 70% do sequestro de carbono.

Na verdade, os cientistas nunca souberam ao certo como era sequestrado e carbono e para onde ele ia. Uma das hipóteses dizia que o gás era levado pelas agulhas das árvores até ao chão, onde a decomposição acabava por o absorver. Se isso fosse verdade, avisa o estudo, eram expectáveis depósitos de carbono recentes perto da superfície do terreno.

No entanto, depois de terem analisado amostras de solo de mais de 30 ilhas e dois pequenos lagos, na Suécia, os investigadores descobriram que estes depósitos se encontravam mais abaixo, sendo puxados até às raízes das árvores pelos fungos.

Segundo o Inhabitat, o estudo descobriu que os fungos eram responsáveis por 47% de carbono no solo nas amostras das ilhas maiores – e 70% nas ilhas mais pequenas. E ainda que os investigadores não tenham 100% de certeza sobre a razão da diferença dos números, esta deverá estar relacionada com os vários níveis de decomposição.

Foto: Kitty Terwolbeck / Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php