Fusão nuclear: super máquina Alemã bateu novo recorde de produção energética



Um grupo de cientistas na Alemanha deu mais um passo positivo na busca por uma fonte de energia limpa e ilimitada. Os cientistas conseguiram fazer com que o Wendelstein 7-X stellarator, um dispositivo que usa ímanes para conter nuvens de plasma (gases ionizados e extremamente quentes) e produzir energia, quebrasse um novo recorde energético.

O Max Planck Institute for Plasma Physics ligou o Wendelstein 7-X pela primeira vez em 2015. A máquina funcionou durante um décimo de segundo e atingiu uma temperatura de um milhão de graus Kelvin. De lá para cá, os cientistas conseguiram atingir temperaturas de 40 milhões de graus e manter a fusão a funcionar durante 25 segundos. Pode parecer pouco, mas são valores muito promissores e que mostram que a evolução desta tecnologia está a progredir a bom ritmo.

O Wendelstein 7-X é, no fundo, um reator de fusão nuclear, o mesmo tipo de reação que alimenta o nosso Sol. Os reatores de fusão funcionam de forma diferente da fissão nuclear – a que existe atualmente, e que acarreta consigo vários problemas de segurança e de desperdício radioativo. Em vez de separar os átomos em elementos essenciais, a fusão funde átomos para libertar energia. Este processo requere tremendas quantidades de energia inicial para obrigar os átomos a se fundirem (dado que eles têm uma tendência natural a se repelirem), mas ao contrário da tradicional fissão nuclear a fusão é praticamente limpa e não tem os mesmos problemas de radioatividade. Isto torna-a numa solução promissora e apetecível para resolver os problemas energéticos da humanidade.

O mundo precisa de energia limpa. As fontes de energia renovável como o sol e o vento são uma ótima aposta, mas têm o problema de não serem fiáveis – nem sempre o sol brilha e nem sempre o vento é forte o suficiente para fazer rodar os aerogeradores. Os reatores de fusão nuclear acarretam consigo a promessa de virem a ser uma fonte ininterrupta de energia praticamente limpa.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...