Gaia: quem anda de bicicleta tem desconto na água

Em 18 meses, o utilizador de bicicleta recupera o dinheiro investido neste meio de transporte, garantem os autarcas de Gaia.

Green Savers

A Câmara de Gaia anunciou um programa inovador para incentivar a utilização de bicicleta como forma de deslocação para o local de trabalho, garantindo que quem o fizer terá um desconto na sua factura da água.

Assim, será criado um parque de estacionamento com um kit de registo electrónico onde, a cada dia de utilização, o cidadão deverá passar a sua bicicleta, para contabilização, recebendo posteriormente um cheque ambiental que pode ser deduzido em vários tipos de facturas e impostos municipais: água, saneamento e resíduos sólidos urbanos.

Assim, e com base o preço médio de uma bicicleta, a pessoa recupera o investimento em 18 meses, se a utilizar com frequência durante este período temporal.

O programa será comunicado internamente, sendo que a câmara está a tentar que seja a própria administração a dar o exemplo: trabalhadores da autarquia e empresas municipais serão os primeiros a usar as duas rodas.

Segundo o Sapo, o projecto não será, ainda assim, aplicado a todas as freguesias de Gaia, cingindo-se ao centro da cidade, centro históricos e zonas urbanas.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.