Galápagos: erupção do vulcão Wolf pode ameaçar espécie endémica de iguanas



O vulcão Wolf, localizado na ilha Isabela, Galápagos, entrou em erupção na segunda-feira da semana passada. A ilha não é habitada por humanos mas alberga a única espécie de iguanas cor-de-rosa do mundo, que pode estar em perigo caso a actividade do vulcão seja bastante intensa.

De acordo com fontes do parque natural das Galápagos, nem as iguanas cor-de-rosa nem as amarelas, tal como as tartarugas locais, correm para já risco. A lava que escorre do vulcão está a sair pela encosta sul, ao passo que as iguanas e as tartarugas habitam na vertente norte do vulcão, escreve o Guardian.

Porém, as fontes do parque esclarecem que apenas têm condições de confirmar que as iguanas e outras espécies estão fora de perigo à medida que a situação for evoluindo, o que poderá acontecer quando o nível de actividade do vulcão diminuir. Estima-se que exista cerca de meio milhar de iguanas cor-de-rosa na vertente noroeste do vulcão. A espécie foi vista pela primeira vez apenas em 1986, tendo sido avistada raramente desde então.

O vulcão Wolf ergue-se a 1.700 metros de altura na ilha Isabela – que tem mais quatro vulcões -, que alberga uma rica variedade de fauna e flora típica do arquipélago, que muito contribuiu para a teoria evolucionista de Charles Darwin, na sequência da sua visita em 1835. O vulcão estava inactivo há 33 anos, sendo esta a décima segunda vez que entra em erupção desde 1797, ano de que data o primeiro registo de actividade.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...