Galápagos: navio com materiais tóxicos encalha e pode ameaçar ecossistema da ilha
Um navio carregado de produtos tóxicos encalhou na última semana nas Galápagos, noticiou o Wall Street Journal, e pode pôr em causa o ecossistema único da ilha, uma das mais belas e preservadas do mundo.
O jornal adianta que o Floreana traz 45.000 litros de combustível e outros materiais tóxicos, num total de 1.925 toneladas de carga, pelo que o estado de emergência terá já sido declarado.
Por agora, o navio mantém-se estável, mas os responsáveis da ilha estão a trabalhar numa forma de remover todo o combustível antes que ele se divida em dois – o que poderá acontecer a qualquer momento.
“A baía de Naufragio tem uma grande diversidade biológica”, explicou Carlos Valle, professor da Universidade de San Francisco de Quito, no Equador. “Há um potencial risco de [esta biodiversidade] ser afectada, sobretudo para pelas suas grandes colónias de leões marinhos e espécies invertebradas”.
Segundo a AFP, esta é a terceira vez que um navio encalha nas Galápagos no último ano – a 1 de Maio de 2014, o navio Galapaface encalhou na costa da ilha do Equador, tendo lá permanecido durante um mês. Veja algumas fotos da beleza da ilha favorita de Charles Darwin.
[nggallery id=1510 template=greensavers]
Fotos: Derek Keats / A.Davey / Michael R Perry / Dag Peak / Peter Wilton / cdorobek / Paul Krawczuk / Creative Commons