Galiza: de adega em decadência a fantástica casa moderna



No Green Savers somos fãs de projectos arquitectónicos que recuperam casas antigas e os transforam em moradias contemporâneas, centros culturais ou comunitários. O mais recente acrescento à longa lista de projectos de reabilitação e recuperação arquitectónica situa-se na região de Ribeira Sacra, na Galiza, e transformou uma antiga adega em mau estado – A’Bodega – numa casa de pedra contemporânea.

O projecto foi desenhado pela Cubus Arquitectura, de Barcelona, que renovou este antigo armazém de vinho, bebidas espirituosas e carne e o pôs à disposição de uma – sortuda – família, num total de três quartos, várias áreas de estar e terraços isolados.

Originalmente, o edifício consistia em paredes de pedra tradicionais, sem argamassa, com um pé direito com o dobro da altura, uma vez que era utilizado também como palheira. O espaço agora alberga duas suítes, enquanto o outro espaço disponível, onde se guardavam os animais e ficava a adega, funciona como sala de estar e inclui o terceiro quarto.

Segundo o Inhabitat, a moradia encontra-se parcialmente enterrada, sendo quase invisível do lado da estrada. Assim, os dois volumes têm a fachada este virada para a magnífica paisagem galega. Para compensar a falta de aberturas de um dos lados, a casa tem duas grandes claraboias para trazer luz natural para o interior.

“Ao esvaziarmos os cantos pudemos criar pátios que nos oferecem vistas diagonais, luz interior e ventilação cruzada”, explicaram os arquitectos ao Inhabitat. “Esta estratégia tem como pano de fundo não as janelas mas o vazio das fachadas, dando a sensação de uma casa sem janelas mas estabelecendo uma relação continua entre a paisagem, interior e exterior”.

Para construir o tecto, os arquitectos utilizaram ardósia reciclada de uma antiga casa vizinha. O interior é dominado pela madeira, mobiliário moderno e a cerâmica tradicional.

[nggallery id=2786 template=greensavers]

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...