Galp espera luz verde do Governo para explorar petróleo na costa alentejana



A Galp está a ultimar a entrada de um parceiro para a exploração e produção de petróleo na costa alentejana, um projecto que estará sempre dependente da luz verde do Governo. Segundo explica hoje o Diário Económico, a petrolífera nacional tem até ao final do ano para tomar uma decisão: abandonar a área ou passar à próxima fase de exploração, que engloba o compromisso de perfuração de um poço de exploração.

“O projecto do Alentejo está em fase de análise”, explicou ontem o presidente da Galp, Ferreira de Oliveira, na divulgação dos resultados do terceiro trimestre. “Estamos em conservações com o Governo para decidir se continuamos ou não a perfurar no Alentejo. São um conjunto de condições necessárias para mobilizar a tecnologia ao longo de 2105 para iniciar a perfuração em 2016”, explicou o presidente da Galp, citado pelo Diário Económico.

Segundo Ferreira de Oliveira, está “nas mãos do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia” a aprovação do projecto que dará à Galp a permissão de perfurar as águas ultra-profundas alentejanas.

Em 2013, aquando da saída da Petrobras do mercado português, a Galp substituiu a empresa brasileira pela Repsol na concessão de Peniche. Para os três blocos que detém no Alentejo, a empresa portuguesa procura agora um parceiro. Caso avance a perfuração, que consequências terá esta acção na biodiversidade do local e respectiva estratégica turística?

Foto: Praia do Carvalhal / Bernardo Martins / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...