Gatos contaminaram humanos pela primeira vez com tuberculose bovina



Pela primeira vez, os gatos passaram tuberculose a humanos, num surto que se pensa ter sido causado por texugos. Duas pessoas da mesma habitação, no Reino Unido, foram diagnosticadas com tuberculose bovina, depois de terem sido contaminadas com a doença através do seu gato de estimação. Outros dois britânicos foram infectados com uma forma latente de tuberculose.

Os gatos contraíram a doença no mesmo veterinário, que numa questão de semanas infectou nove animais. Seis destes gatos infectados foram abatidos ou acabaram por morrer, dois sobreviveram mas um, de 18 meses, fugiu. Sete destes gatos apresentavam feridas provocadas por mordeduras, que os veterinários acreditam ter sido causadas durante lutas com texugos, que são hospedeiros prolíficos para a tuberculose bovina.

A comunidade científica já tinha alertado para a possibilidade de os gatos contagiarem os seus donos com tuberculose, mas este é o primeiro caso documentado a nível mundial do acontecimento, indica o Daily Mail.

E a vacina da BCG?

A tuberculose é uma doença perigosa que afecta os pulmões mas pode também afectar outras partes do corpo, como os ossos ou os rins, e causar meningite.

Alguns dos efeitos da doença podem ser prevenidos com a vacina da BCG, que é administrada aos bebés e crianças. Raramente é administrada a jovens com mais de 16 anos e nunca é dada a adultos com mais de 35 anos, já que não resulta nestes.

Quando administrada a crianças e adultos, a vacina possui uma eficiência entre 70% a 80% contra as formas mais severas da tuberculose, como a meningite tuberculosa. Porém, é menos efectiva na prevenção de complicações e doenças respiratórias, que são as formas mais comuns da doença nos adultos.

Foto:  dlombardia / Creative Commons

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...