George Clooney junta-se à luta contra a caça ilegal de elefantes



George Clooney juntou-se recentemente à luta contra a caça ilegal de elefantes em África. O actor, através da sua organização – Satellite Sentinel Project -, está a ajudar a combater o Exército de Resistência do Senhor, um grupo cristão extremista que opera no Congo, Sudão do Sul e República Centro-Africana.

O grupo extremista é conhecido por praticar actividades de escravatura sexual infantil, mutilações e abater elefantes com motosserras para extrair os dentes de marfim. Uma vez que a venda do marfim no mercado negro continua em alta, as actividades deste grupo continuam a ser financiadas pelo comércio ilegal.

Para tentar travar a caça de elefantes, o grupo de Clooney associou-se a outras duas organizações: a Enough Project e a DigitalGlobe. Concertadas, as três organizações fornecem dados satélite e investigação de campo aos guardas do Parque Nacional de Garamba, na República Democrática do Congo. Estes dados ajudam os guardas a identificar e a patrulhar as áreas onde costumam operar os caçadores ilegais do Exército de Resistência do Senhor, escreve a Bloomberg.

De acordo com os guardas desta reserva do Congo foram encontrados 131 corpos de elefantes abatidos desde Abril de 2014.

O grupo extremista foi formado no Uganda há três décadas e é liderado por Joseph Kony. Uma das principais actividades que financia o grupo é a caça ilegal de elefantes.

Foto: SteveMasker / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...