Geração Depositrão: Escolas portuguesas recolheram mais de 470 toneladas de resíduos

Esta edição contou com a participação ativa de escolas de todos os níveis de ensino e entidades parceiras, com destaque para a grande vencedora, a EB 2,3 Damião de Odemira, em Beja, que recolheu mais de 19 toneladas de resíduos e se mantém no top da Geração Depositrão desde o primeiro ano da iniciativa.

Por outro lado, quem chegou pela primeira vez ao top 5 foi a Região Autónoma dos Açores, através da EB 1/S Cardeal Costa Nunes, do Pico, com uma recolha de mais de 11 toneladas de resíduos. Ainda de referir que o peso médio de resíduos recolhidos por escola foi este ano de 957kg.

O balanço final desta edição resultou na seleção das cinco escolas que recolheram mais peso total e outras cinco escolas que encaminharam para reciclagem o maior peso de resíduos por aluno.

As escolas são avaliadas de acordo com diversos critérios, dos quais destacamos:

a) Peso total de resíduos recolhidos ao longo do ano letivo, cujas vencedoras são:

b) Peso total por aluno, considerando todos os resíduos encaminhados para reciclagem:

Ao mesmo tempo, diversas escolas foram distinguidas por distritos e Regiões Autónomas, num total superior a 250 prémios.

O distrito de Lisboa ocupa o 1º lugar do top, fazendo-se seguir pelos distritos de Beja e Coimbra, todos com mais de 40 toneladas de resíduos recolhidas neste âmbito.

Para Filipa Moita, Responsável de Comunicação da ERP Portugal, “é com enorme satisfação que assistimos à evolução do comportamento das escolas neste desafio, em que a entrega de resíduos já faz parte do seu quotidiano e a mobilização da comunidade para este tema uma realidade. A nova edição da Geração Depositrão já está no terreno e continuará a marcar a agenda dos estabelecimentos de todos os níveis de ensino, desde as crianças dos Jardins de Infância até aos estudantes do Ensino Superior”.

Esta campanha da ERP Portugal é implementada em parceria com a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), através do Programa Eco-Escolas, e conta com o apoio das marcas LG, Orima, Pingo Doce e Worten.