Goparity procura investidores portugueses para apoiar a produção de proteína de inseto para humanos



A plataforma de finanças éticas Goparity lança uma nova campanha, em conjunto com a empresa portuguesa de biotecnologia Thunder Foods, que “permitirá aos portugueses investir no desenvolvimento de proteína de inseto para incorporação em produtos alimentares para humanos”, revela em comunicado.

Segundo a mesma fonte, “com o objetivo de encontrar novas alternativas proteicas mais sustentáveis, a Thunder Foods recorre ao financiamento ético para avançar com a fase de engeneering e chegar à produção industrial”.
A campanha tem como objetivo angariar 125.000€ através de crowdlending e irá “permitir financiar o desenvolvimento de vários projetos de Investigação e Desenvolvimento que a empresa tem em curso, bem como dar passos para a industrialização do seu processo produtivo de proteína de inseto e fertilizantes bio”.

Os investidores podem fazer parte deste projeto através da plataforma com investimentos a partir dos cinco euros, que renderão juros anuais de 6%, pagos mensalmente durante 3 anos. Consequentemente, “estarão a contribuir para dar resposta a dois grandes desafios da atualidade: a necessidade de encontrar soluções alternativas mais limpas e sustentáveis para a alimentação de animais e humanos e a necessidade de novas soluções de remediação dos solos e nutrição das plantas”, explica o comunicado.

De acordo com Nuno Brito Jorge, fundador e CEO da Goparity, “a recetividade à campanha está a ser bastante positiva, em menos de dois dias foram angariados mais de 20 mil euros de cerca de 300 investidores. Este projeto permite ter impacto numa solução para o futuro da alimentação, dado que a produção de proteína de inseto tem a vantagem de ser mais sustentável do que as alternativas tradicionais, ocupando muito menos espaço e gastando muito menos recursos para produzir a mesma quantidade de proteína”.

A principal missão da Goparity é a democratização do acesso ao financiamento sustentável, ligando empresas e indivíduos que querem investir em projetos com repercussões positivas nas pessoas e no planeta. Em 2022, angariou cerca de 10.4 milhões de euros provenientes de mais de 29 mil membros registados. Por sua vez, os projetos financiados com recurso à plataforma permitiram impactar positivamente quase 200 mil pessoas, criar cerca de 7 mil postos de trabalho e contribuir para evitar a emissão de 23,8 mil toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera todos os anos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...