Governo brasileiro vai debater adopção de portagens intraurbanas em São Paulo



O Governo brasileiro tem, na sua agenda política, o debate sobre a adopção de pedágio (portagens) intraurbanas em São Paulo. A taxa seria cobrada pela utilização de estruturas destinadas ao trabalho, estradas, pontes e auto-estradas.

A garantia foi dada pela Ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, que ontem deu uma entrevista exclusiva ao movimento português Menos Um Carro, que promove a mobilidade sustentável na Grande Lisboa.

“O trânsito é caótico [em São Paulo], em função de uma frota de cerca de cinco milhões de automóveis. Encontra-se na agenda política o debate sobre a adopção de pedágio (portagens) intraurbano – taxa cobrada pela utilização de estruturas destinadas ao transporte (auto-estrada, estradas e pontes)”, revelou a responsável.

Em relação à estratégia de mobilidade sustentável das outras grandes cidades brasileiras, Izabella Teixeira explicou que as medidas vão “no sentido de melhorar o sistema de transporte colectivo e planeamento do uso do solo”.

Na entrevista, a responsável afirmou ainda que o País se prepara para “investir R$ 7 mil milhões (€3 mil milhões) na implementação de redes de metro, BRT (Bus Rapid Transit) e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) nas cidades que irão receber o Mundial de Futebol”.

Leia a entrevista do Menos Um Carro a Izabella Teixeira.

Sobre o convite à portuguesa Carris para ajudar a revitalizar os bondinhos do Rio de Janeiro – e a possibilidade de outras empresas portugueses virem a ser convidadas a participar no desenvolvimento sustentável brasileiro – Izabella Teixeira disse que haver “muitas áreas de possíveis parcerias na perspectiva de construção de cidade sustentáveis”.

“Destaco o fomento à construção sustentável, à eficiência energética e à redução do consumo de água nos edifícios. Sempre com apoio à pesquisa e democratização do acesso a tecnologias inovadoras e de reduzido impacto ambiental”, revelou a ministra.

Segundo o Menos Um Carro, o Brasil está na 44ª posição – entre 91 países – em termos de poluição do ar. E um estudo da IBM explica que São Paulo tem o sexto pior trânsito do mundo.

Números preocupantes e que implicam uma rápida tomada de medidas por parte das autoridades brasileiras, sobretudo numa altura em que o País se prepara para receber o Mundial de Futebol e os Jogos Olímpicos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...