Governo quer pacote de medidas para as matas públicas



O secretário de Estado das Florestas decidiu solicitar ao ICNF a criação de um conjunto de medidas a aplicar nas matas públicas atingidas pelos incêndios.

De acordo com o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, será indicado ao INCF (Instituto da Conservação da Natureza) um prazo de quatro meses para apresentar esse conjunto de propostas, que deverá incluir um plano de financiamento.

“O princípio daquilo que pretendemos é que as verbas que saiam da venda da madeira dessas matas sejam investidas em casa uma dessas matas”, adiantou o governante. A indicação de um plano de corte para as matas afectadas pelos incêndios foi outro aspecto que Miguel Freitas considerou prioritário no novo pacote de medidas. O plano de corte deverá indicar que árvores devem ser cortadas, como será feito o corte ao longo do tempo e que áreas deverão dar madeira de qualidade.

“Os planos de gestão florestal vão ter de se adequar às novas realidades”, salientou ainda o secretário de Estado, referindo que “há hoje novas soluções que queremos que o INCF estude e apresente”.

Foto: Ilarina Iglésias / flickr





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...