Governo uruguaio lança programa de troca de armas por bicicletas



Nos Estados Unidos, cidades como Los Angeles lançam regularmente programas de troca de armas. A troca implica, por exemplo, a entrega de alimentos, senhas para utilizar nos supermercados ou até dinheiro. No Uruguai, o problema das armas ilegais também é preocupante, mas o Governo imaginou uma outra solução para servir como troca: as bicicletas e computadores low cost.

De acordo com a estação de TV Telesur, o Governo do Uruguai tem fama de pensar fora da caixa. Assim, ele está a pedir a todos que tenham armas não registadas para as entregarem. Em troca, receberão uma bicicleta nova ou computador.

“É a troca de armas pela vida”, explicou o Ministério do Interior em comunicado.

Lançada esta semana, a iniciativa é a resposta ao aumento das taxas de homicídios naquele país. Apesar da pacatez com que é conhecido o Uruguai, o país está em 9º lugar no ranking global do número de armas per capita. Mais de um milhão de armas estão nas mãos dos 3,3 milhões de cidadãos uruguaios, quase metade delas ilegais.

Em vez de lançar o modelo tradicional de troca de armas – popular nos Estados Unidos ou Austrália – o programa uruguaio pensa mais à frente. Quem entregar armas ilegais recebe uma bicicleta ou computador e, assim, o Governo passa a mensagem de uma sociedade mais tecnológica ou sustentável.

Ainda não há resultados da iniciativa, mas cá estaremos para perceber quantas armas foram entregues. Para perceber se o investimento do Governo uruguaio nas bicicletas e computadores foi bem sucedido, porém, teremos de esperar mais alguns anos.

Foto sob licença Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...