Grandes felinos serão protagonistas do Dia Mundial da Vida Selvagem em 2018



Já foram conhecidos os protagonistas do próximo Dia Mundial da Vida Selvagem, evento a acontecer a 3 de Março de 2018. Tigres, leões, jaguares e leopardos estarão em destaque, numa iniciativa que lança uma chamada de atenção para as ameaças diárias que estes animais enfrentam na actualidade.

Números divulgados pela CITES (Convenção Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção) mostram que, ao longo do último século, os grandes felinos sofreram impressionantes perdas, com 95% dos tigres a desaparecerem e os leões a terem a sua espécie reduzida cerca de 40%. 

Para 2018, a CITES quer usar o dia Mundial da Vida Selvagem para “chamar a atenção para a batalha que estes animais estão a travar e galvanizar o apoio para muitas acções globais e nacionais no terreno para salvar estas espécies icónicas”, alertam os responsáveis em comunicado.

Mas não só tigres, leões, jaguares e leopardos fazem parte da lista de grandes felinos ameaçados pelo caça ilegal e tráfico. Também os pumas, as panteras-nebulosas, as chitas e os leopardos-das-neves enfrentam grandes ameaças à sua conservação, motivo que justifica a inclusão destes animais da lista de “grandes felinos” da CITES.

Criada em 1973, a CITIES luta pela protecção de mais de 36 mil espécies de animais e plantas selvagens, alvos diários do crime organizado e ameaças várias à sua conservação.

 Foto:  Mendelson Tomé /flickr





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...