Grandes marcas vão criar etiquetas de roupa que mostram impacto ambiental dos produtos

Walmart, Gap, Levi Strauss, Nike, Marks & Spencer, Adidas, H&M ou JC Penney são algumas das marcas que apoiam um sistema que vai classificar, através de uma etiqueta, o impacto da produção e futura utilização das respectivas roupas, sapatos ou calças no ambiente.

De acordo com o Financial Times, a criação deste esquema seria um dos “mais ambiciosos esforços” para criar uma série de standards para diferentes tipos de produtos, que medirá o efeito no ambiente de todas as etapas envolvidas na produção da respectiva peça de roupa.

“Nenhuma empresa possui todas as respostas no que toca a encontrar a maneira correcta de medir todas as variáveis envolvidas, por isso decidimos por esta abordagem colaborativa”, explicou o vice-presidente de desenvolvimento de produto da Walmart, conhecida retalhista norte-americana.

De acordo com Alex Tomey, o objectivo do programa é criar um sistema “credível” para classificar a categoria ecológica dos produtos, que possa ser anexado às peças de roupa, pelo menos, nos próximos cinco anos.

Também a Nike, através da sua responsável pela área ambiental, Lorrie Vogel, explicou que esta etiqueta é “realizável”, mas que será necessário “muito trabalho” para criar uma metodologia apropriada e correcta.

Uma das ideias em cima da mesa é construir uma série de índices que abordem áreas como a energia utilizada nas diferentes etapas da produção e de que maneira os químicos tóxicos são utilizados, por exemplo.

Outra das áreas que este sistema abordará está relacionada com o futuro do produto – e que vai acontecer às peças de roupa depois de serem utilizadas pelo seu comprador.

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