Granfer conquista primeira estrela do programa de descarbonização da GS1 Portugal
A Granfer é a mais recente empresa certificada pelo programa de descarbonização da GS1 Portugal, o programa Lean & Green, tendo comprovado uma redução superior a 20% das emissões de dióxido de carbono equivalente por unidade transportada, no âmbito das respetivas operações logísticas e de transportes.
Este programa europeu, representado nacionalmente pela GS1 Portugal, “procura reduzir a pegada carbónica das cadeias de valor, através da redução das emissões de dióxido de carbono equivalente por unidade de produto transportada, especificamente neste segmento de operações, sublinha a empresa de Óbidos em comunicado.
Assim, acrescenta, face à avaliação inicial, apresentada com o Plano de Ação de redução submetido com a adesão ao programa, a Granfer qualifica-se para a atribuição da primeira estrela Lean & Green, ao demonstrar uma redução de mais de 20% do dióxido de carbono equivalente por unidade transportada nas operações logísticas e de transporte. Essa qualificação passa a poder ser divulgada aos parceiros de negócio da Granfer e à comunidade empresarial alargada, inspirando a adesão a este movimento de descarbonização.
O programa Lean & Green conta com mais de 20 empresas a nível nacional e, a nível internacional, mais de 600. Todas as empresas aderentes integram uma rede de partilha de boas-práticas que promove a colaboração e a partilha de testemunhos e casos de estudo. O objetivo é “acrescentar um contributo relevante para a prossecução de metas definidas no Acordo de Paris, prevendo uma redução significativa da pegada carbónica empresarial e um contributo para a contenção do aumento da temperatura do planeta”.
Em Portugal, a Granfer junta-se a um vasto leque de participantes nesta iniciativa entre os quais empresas como a Delta Cafés, a Nestlé Portugal, o Pingo Doce, a Herdade dos Grous, a Intraplás, a FirstRule, entre outras.
Com mais de 35 anos de história, a Granfer “destaca-se pelas práticas agrícolas amigas do ambiente. Com esta adesão, a empresa reforça o seu caráter sustentável por implementar ações que melhoram a sua eficiência ao longo de toda a sua cadeia de valor”, conclui a mesma fonte.