Green House: um hostel ecológico que combina com a beleza do Baleal (com VÍDEO)



Em Fevereiro, falámos-lhe do Green House, um hostel do Baleal que leva a ecologia e sustentabilidade para um outro nível. Ela está presente em todo o lado: na decoração, mobília, alimentação, produtos ou serviços.

Hoje, os nossos colegas do Economia Verde passaram pelo Green House e colocaram um pouco de cor e movimento à nossa reportagem. Ou melhor, ao conceito de economia verde desta moradia transformada em alojamento 100% ecológico por Telmo Vital, há um ano.

“O Green House tinha parte da sua decoração feita com paletes. Foi aqui que começou a ideia, no reaproveitamento dos materiais, quer para decoração quer para estrutura da própria casa”, explicou Telmo Vital.

Quando entrou no projecto, explica o responsável, a sua ideia foi transformar todo o local numa catedral da sustentabilidade. “Se tínhamos seis paletes, queria que passássemos para as 300, ou passar das 10 caixas de fruta para as duzentas”, frisou.

Parte da decoração é criada com o lixo que dá à costa, que depois é trabalhado pelos artistas locais, pelos colaboradores ou até de voluntários, sobretudo estrangeiros, que viajam e trabalham a troco de estadia. “O perfil típico do nosso hóspede procura o surf e a praia, mas tem também uma preocupação com o ambiente”.

O Green House tem três quartos e espaço para dez hóspedes, a quem são incutidas preocupações com o ambiente, através da aposta em hábitos e produtos: detergentes biológicos e biodegradáveis, lâmpadas de baixo consumo, o pequeno-almoço caseiro e produtos comprados localmente, de preferência a produtores de pequena dimensão.

Para completar o ciclo da sustentabilidade, o Green House promove feiras de trocas e é ponto de recolha de livros e brinquedos para algumas instituições de Peniche. Saiba mais no episódio 255 do Economia Verde.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...