Greenvolt doa energia limpa a uma instituição de cariz social por ano para ser partilhada com a comunidade
Para combater a pobreza energética, a Greenvolt, juntamente com a Greenvolt Comunidades, decidiu lançar a “Riqueza Energética”, uma iniciativa do programa de responsabilidade social, o Programa STOP (Share, Talk, Offer, Protect), inserida na vertente de Share (Partilha), em que se procura contribuir para a luta contra a pobreza energética, a nível nacional.
“No sentido de dar resposta à pobreza energética, além do objetivo de apoiar 250.000 pessoas carenciadas com energia limpa e mais barata até 2030, através da “Riqueza Energética” será doada, anualmente, a uma instituição de cariz social e/ou ambiental com a implementação nas instalações uma unidade de produção de energia solar”, sublinha a Greenvolt em comunicado.
Segundo a mesma fonte, essa instalação “deverá suprir a maior parte das necessidades energéticas diurnas da instituição, sendo que a energia não autoconsumida será partilhada com outras instituições, entidades e/ou pessoas selecionadas pela mesma”. Isto acontecerá quando a produção de energia solar na unidade instalada na instituição for superior às necessidades energéticas no momento da instituição.
Além da instalação desta unidade de produção de energia renovável, serão também feitos trabalhos de melhoria de infraestruturas da instituição que visam uma maior poupança de energia na manutenção das condições de temperatura e humidade do edifício. Entre as intervenções a realizar poderão estar a calafetagem ou substituição de caixilharias, impermeabilização e isolamento de coberturas.
Portugal é o quinto país da União Europeia em maior risco de pobreza energética, de acordo com a Comissão Europeia. Há mais de 1,5 milhões de portugueses que, em resultado da escalada dos preços da energia, podem deixar de ter acesso a serviços energéticos essenciais, como por exemplo o aquecimento nestes meses de inverno.
“No Grupo Greenvolt, promovemos a energia de base renovável. Defendemos as mais-valias, desde o impacto positivo para o meio ambiente até ao custo reduzido desta energia. Num país em que a pobreza energética é uma realidade, sentimos que podemos dar o nosso contributo para a mitigar “, diz José Queirós de Almeida, CEO da Greenvolt Comunidades. “É um orgulho para nós poder dar este contributo para a sociedade”, acrescenta.
Todas as instituições de cariz social e/ou ambiental podem candidatar-se à iniciativa “Riqueza Energética” do Grupo Greenvolt, desde que cumpram os requisitos indicados no regulamento da iniciativa (disponível no site da mesma). A inscrição pode ser feita a partir de agora, sendo o prazo limite de envio das candidaturas o dia 31 de janeiro de 2023.
Uma vez terminada a fase de inscrições, o Grupo Greenvolt juntamente com um júri a designar irá analisar as candidaturas e, posteriormente, será anunciada a instituição finalista, conclui o comunicado.