Gronelândia: o drama real da desintegração das calotas (com FOTOS)

O drama da Gronelândia

Algumas fotografias de icebergs em derretimento na Gronelândia foram esta semana partilhadas por William Colgan, professor assistente do Departamento da Terra, Ciência Especial e Engenharia da Universidade de York, em Toronto, Canadá. As fotos foram recolhidas numa expedição de 2013 e foram importantes na elaboração de um estudo liderado por Horst Machguth, do Geological Survey of Denmark and Greenland, que determinou que uma quantidade de derretimento maior que o normal, na Gronelândia, levou o topo da neve congelar e transformar-se em gelo sólido.

Esta camada de neve absorve, geralmente, entre 30 a 40% da água do degelo que entra em contacto com um lençol de gelo, em vez de a despejar de volta ao oceano. “Isto nunca tinha sido visto antes”, garantiu William Colgan, citado pela CBC News. “Foi uma visão muito poderosa, ver o quão a neve tinha mudado – não ver rios, num determinado ano, e ver os outros estenderem-se por mais 20 ou 30 quilómetros dentro da terra”.

O aumento do degelo pode causar a subida nos níveis do mar e causar inundações em algumas regiões – o que, de resto, já está a acontecer. A expedição durou cinco semanas e as principais conclusões do estudo podem ser lidas neste artigo da Nature.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php