Gronelândia: o drama real da desintegração das calotas (com FOTOS)



Algumas fotografias de icebergs em derretimento na Gronelândia foram esta semana partilhadas por William Colgan, professor assistente do Departamento da Terra, Ciência Especial e Engenharia da Universidade de York, em Toronto, Canadá. As fotos foram recolhidas numa expedição de 2013 e foram importantes na elaboração de um estudo liderado por Horst Machguth, do Geological Survey of Denmark and Greenland, que determinou que uma quantidade de derretimento maior que o normal, na Gronelândia, levou o topo da neve congelar e transformar-se em gelo sólido.

Esta camada de neve absorve, geralmente, entre 30 a 40% da água do degelo que entra em contacto com um lençol de gelo, em vez de a despejar de volta ao oceano. “Isto nunca tinha sido visto antes”, garantiu William Colgan, citado pela CBC News. “Foi uma visão muito poderosa, ver o quão a neve tinha mudado – não ver rios, num determinado ano, e ver os outros estenderem-se por mais 20 ou 30 quilómetros dentro da terra”.

O aumento do degelo pode causar a subida nos níveis do mar e causar inundações em algumas regiões – o que, de resto, já está a acontecer. A expedição durou cinco semanas e as principais conclusões do estudo podem ser lidas neste artigo da Nature.

[nggallery id=2643 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...