Gronelândia perdeu, em 2019, um milhão de toneladas de gelo por minuto
A Gronelândia é a maior ilha do mundo, e mais de 85% do seu território está coberto de gelo. Embora as alterações climáticas estejam a causar o derretimento em regiões como esta, uma descoberta mais recente está a preocupar os especialistas.
Em 2019, foram perdidos 523 mil milhões de toneladas de gelo, o equivalente a 1 milhão de toneladas por minuto. Os cientistas começaram a recolher dados em 2003, através de imagens por satélite, e 2019 foi o ano em que se registou um recorde; O degelo duplicou, comparativamente à média anual registada durante os 16 anos.
Fenómenos como este acontecem quando as temperaturas aumentam mais do que o suposto, e quando permanecem por um longo período de tempo nas regiões frias, não permitindo que a mesma quantidade de gelo se volte a formar após derreter. As principais consequências são o aumento do nível do mar e as mudanças nas correntes marítimas.
Ingo Sasgen, do Instituto Alfred Wegener na Alemanha, afirma ao jornal The Guardian que o ano de 2019 “foi realmente chocante e deprimente”, mas que “não é surpreendente” e que se deve esperar mais degelo no futuro. “Mas sabemos o que fazer perante esta situação: reduzir as emissões de CO2“.