Gucci lança sapatos com pele de canguru



A multinacional de moda Gucci está a provocar uma grande onda de protestos e críticas, tanto dentro como fora do espaço activista pelos direitos dos animais, na sequência do lançamento da sua nova linha de sapatos com pele de canguru.

Os sapatos para homem foram apresentados num desfile de moda, em Julho, e a mesma linha para o sexo feminino aparece na colecção Outono/Inverno da marca. Com um preço entre os €600 e €1000, os sapatos estão apenas disponíveis online e em lojas de gama alta.

Segundo o Quartz, muitos especialistas em tendências têm reagido com fúria nas redes sociais, chamando os sapatos de “fúteis, estúpidos e horrorosos”. Ainda assim, um porta-voz da Gucci confirmou que a marca está a utilizar pele de canguru “amiga do ambiente” para a produção dos sapatos.

“A indústria dos cangurus é um dos melhores exemplos de programas bem-geridos e por isso [estes sapatos] podem ser classificados, pelas nossas regras, como sustentáveis”, explicou o porta-voz ao Quartz.

De acordo com o director do Centre for Compassionate Conservation da Universidade de Tecnologia de Sydney (Austrália), Daniel Ramp, chamar a este processo “amigo do ambiente” é errado. “Utilizar pele de canguru para produzir sapatos para a indústria da moda é exploração, sobretudo porque as populações de canguru estão em declínio”, revelou. “A matança destes animais é inumana, existem danos colaterais e um grande custo social nas famílias de canguru que ficam e nos mais pequenos”.

[nggallery id=2146 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...