Guimarães cria Brigada Verde para procurar poluição na cidade



A freguesia de Ponte, em Guimarães, criou a associação Brigada Verde, que está empenhada em limpar as margens do Rio Ave e procurar possíveis pontos de poluição na zona. Este grupo ecológico quer alertar a comunidade para as questões ambientais, convidando-os a participar em actividades como por exemplo, a plantação de árvores.

A iniciativa hoje apresentada insere-se no projecto ‘Guimarães mais Verde’, e está directamente ligada à candidatura da cidade a Capital Verde Europeia 2020.

Para Sergio Rocha, autarca em Rio Ave, a principal missão da Brigada Verde “passa por identificar focos de poluição e comunicar à junta, que por sua vez comunicará à Câmara Municipal de Guimarães para esta dar conhecimento às entidades competentes.”

Voluntários de todas as idades e entidades estão convidados a juntarem-se à Brigada Verde, e em conjunto limpar terrenos e caminhos, com vista à prevenção dos incêndios, mas também a participar em ações de sensibilização para separação de lixos. Para já a adesão da comunidade está a ser positiva, conta o autarca: “Logo na primeira acção reunimos 80 voluntários. O objetivo é chegar aos oito mil – número de habitantes da freguesia de Ponte.”

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...