Guimarães imita Google e coloca cabras a limpar espaços públicos

Treze freguesias da cidade de Guimarães vão acolher um projecto inovador, em Portugal, que consiste na utilização de rebanhos de cabras para limpar e manter limpos os espaços públicos.

O projecto foi revelado no sábado na Junta de Freguesia de Atães, uma das que participará na iniciativa, e irá levar a câmara local a atribuir a cada freguesia cerca de 450 euros para comparticipar na aquisição dos animais.

Esta forma inovadora de limpar os espaços públicos é vista pela Câmara de Guimarães como economicamente sustentável e enquadra-se no âmbito da actuação do Mapa 2012, um projecto municipal que pretende aproximar a periferia do centro urbano. Valorizar o património paisagístico, cultural e arquitectónico, a mobilidade urbana e o ambiente são os objectivos do Mapa 2012.

A utilização de rebanhos de cabras para limpar o espaço público é uma prática já implementada noutros países. No ano passado, o próprio Google socorreu-se destes animais para limpar a sede da empresa, em Mountain View, Califórnia.

Na altura, o director de imobiliário e instalações da multinacional norte-americana, Dan Hoffman, explicou no blog da empresa que o custo dos animais era “semelhante ao de alugar cortadores de relva para fazer o mesmo serviço”, sendo os benefícios ecológicos claros: “As cabras diminuem a emissão de carbono, reduzem a poluição e ajudam a fertilizar o terreno enquanto pastam”.

Um ano antes, a cidade norte-americana de Andover, em Massachusetts, tornou-se notícia por utilizar seis cabras para manter limpo um espaço público utilizado normalmente para caminhadas.

A ideia surgiu da comissão de conservação de Andover, que acrescentou que, num momento económico difícil, o ideal seria ter “ideias criativas”, sendo que o rebanho não só poupava dinheiro – foram emprestadas por um cidadão de Andover – como ajudavam o meio ambiente.

Em Guimarães, o projecto vai chegar às freguesias de Airão São João Baptista, Aldão, Atães, Barco S. Cláudio, Briteiros Salvador, Candoso S. Martinho, Creixomil, Longos, Mesão Frio, Pinheiro, Polvoreira, Selho S. Jorge e Selho S. Cristóvão.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php