Projeto-piloto promove a mobilidade sustentável nas Aldeias Históricas de Portugal
Em abril arrancou um novo projeto na Aldeia Histórica de Castelo Novo, que incentiva à mobilidade inteligente e sustentável como meio de deslocação. O “Mobilidade Urbana Sustentável” resulta de uma parceria entre a Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal e a Renault Portugal, e consiste num serviço gratuito que coloca ao dispor de residentes, profissionais e turistas, uma frota de cinco viaturas Renault elétricas.
Os cidadãos encontram os veículos em Castelo Novo, tendo à escolha diferentes modelos com particularidades específicas para cada público: o Renault Twizy, o Renault Twingo Electric, o Renault ZOE e o comercial Renault Kangoo Z.E.. Para garantir que os visitantes fazem uma viagem verdadeiramente amiga do ambiente e económica, é ainda disponibilizado um serviço de transfer – igualmente gratuito – nas estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha e Fundão.
Em apenas dois meses e meio, já recorreram ao serviço 264 utilizadores, sendo que, 91 foram visitantes, 148 residentes e 25 profissionais. No que se refere ao perfil dos visitantes, mais de 80 por cento foram portugueses, e os restantes foram originários dos Países Baixos, Espanha, Japão, Brasil e Alemanha. Já foram percorridos 13.829 quilómetros.
As reservas podem ser feitas no site, indicando as datas de recolha e devolução, bem como se necessita ou não de transfer. O período máximo de reserva é de 7 horas.
Embora a iniciativa esteja apenas disponível nesta aldeia, tornando-a uma referência no domínio da sustentabilidade, a ideia é que seja mais tarde replicada às restantes aldeias da rede – Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.
O “Mobilidade Urbana Sustentável” foi recentemente distinguido nos prémios Global Mobi Awards Prio na categoria Empresas/Organizações, que reconhece os melhores da mobilidade inteligente em Portugal.