Herdade do Esporão lança vinho biológico em 2015 (com VÍDEO)



Conhecida essencialmente pela sua produção de vinho e azeite, a Herdade do Esporão tem apostado no enoturismo, proporcionando aos seus visitantes uma experiência que já foi considerada a melhor do sector pela própria Região de Turismo do Alentejo.

Esta aposta não é feita ao acaso: nos últimos anos, por outro lado, a Herdade do Esporão tem somado prémios pelas práticas de agricultura sustentáveis. Agora, elas vão chegar a outros patamares, com o lançamento de azeite e vinho biológicos.

“Já não usamos herbicidas há três campanhas. Em produções integradas pode-se utilizar herbicidas, mas não o fazemos porque já desenvolvemos processo que nos permitem essa não utilização”, explicou ao Economia Verde o CEO do Esporão, João Roquette.

“[Nesta região], a agricultura biológica foi sempre muito mais o resultado do que um objectivo. Foi por acreditarmos [no seu sucesso] que conseguimos subir um novo patamar na produção agrícola”, continuou João Roquette.

Em 2014, a herdade lançou o seu primeiro azeite biológico e, no próximo ano, seguir-se-á o vinho. “Vamos provar que é possível produzir produtos biológicos – com mais qualidade do que os tradicionais – ao mesmo preço”, avançou.

“Estamos convencidos que estamos numa posição interessante para o fazer, porque o preço mais alto da produção biológica resulta da extensão das propriedades onde ela é feita. Um vinho ou azeite produzido em dois hectares vai ter custos superiores a um vinho produzido em 200 hectares”, conclui.

A herdade está a também construir uma nova adega, um edifício que recupera a antiga técnica da taipa, com paredes feitas de terra da própria herdade. Esta técnica, muito utilizada no Alentejo até meados do século passado, volta agora a estar na mó de cima da construção alentejana.

Na adega, que servirá para os lagares de tintos, não será necessária climatização mecânica. As uvas voltarão a ser pisadas, também, da forma tradicional. Veja o episódio 284 do Economia Verde.

Foto: Jameson Fink / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...