O acesso a água potável é, para a esmagadora maioria dos habitantes de países desenvolvidos, um acto tido como garantido. Nos países em desenvolvimento, no entanto, a realidade pode ser bastante diferente. Ali conseguir água potável pode ser uma longa e difícil tarefa diária.

Desde tenra idade as crianças, especialmente as meninas, caminham diariamente com as suas mães, longos quilómetros até à origem de água mais próxima, transportando pesadíssimas embalagens nas suas cabeças.

Na tentativa de tornar esta tarefa um pouco mais fácil, Petite Petzer e Johan Joker criaram o Hippo Water Roller, um simples contentor para recolha de água, mas que está a ter um imenso impacto social nos países em vias de desenvolvimento. Enquanto uma mulher adulta consegue, em média, equilibrar cerca de 20 litros de água na sua cabeça, com a Hippo Water Roller, essa quantidade pode chegar até aos 90 litros por contentor.

Feito a partir de um plástico altamente resistente, o Hippo Water Roller pode facilmente ser empurrado ou puxado. Com uma duração média de sete anos, o Hippo Water Roller permite a qualquer pessoa, nova ou velha, um mais fácil transporte da água. O plástico usado no seu fabrico, é passível de ser reciclado, aumentando ainda mais a sua utilidade e reutilização, como se pode ler no Inhabitat.

Ter acesso a água em África e na Ásia é só por si difícil; conseguir água em condições para ser consumida é ainda uma dificuldade maior. O Hippo Water Rollers está equipado com um sistema de filtragem, em que a água entra através de uma pequena abertura na tampa, passando logo depois por um filtro em anexo. Os agricultores podem inclusive usar este mecanismo na rega das suas terras, através de uma tampa de irrigação por gotejamento, especialmente projectado para o Hippo Water Rollers.

O projecto Hippio Water Roller começou há mais de 25 anos e, até hoje, já foi utilizado em mais de vinte países. Para os mais de 750 milhões de pessoas na Ásia e África que lutam pelo acesso à água, este mecanismo é uma forma de conseguir um bem essencial, mas também uma ajuda fundamental no dia-a-dia das mulheres, tão pouco valorizadas nestas sociedades.

Fotos: Hippo Water Roller