Holanda: parque flutuante limpa plástico dos rios (com FOTOS)



Há vários séculos que a Holanda é conhecida, também, pelas suas inovações ligadas à engenharia, e o projecto de que falamos nesta notícia é o mais recente contributo do país para a sustentabilidade. Em Roterdão, segunda cidade do país, arquitectos, investigadores e os sectores privado e público uniram-se para criar um espaço verde de limpeza do lixo que, paralelamente, seja de lazer para a população.

O espaço chama-se Recycled Island, é flutuante e pretende ajudar a solucionar um dos maiores desafios do mundo: a poluição dos oceanos por pequenas partículas de plástico.

A ilha artificial vai recuperar o lixo plástico do rio Nieuwe Maas, antes que ele polua também o Mar do Norte.

Esta é uma das ambições do projecto, mas há mais: a Recycled Island pretende construir um parque feito de plástico reciclado a partir de resíduos recolhidos no rio. Segundo os seus arquitectos, isto é possível porque o lixo recolhido é fresco e, portanto, tem um bom potencial de reciclagem.

Os blocos de construção são projectados de tal forma que até os vegetais lá podem crescer. A parte inferior da plataforma, por outro lado, também terá um acabamento bruto, onde as plantas poderão ter uma superfície suficiente e os peixes um local para depositar ovos.

Veja algumas das fotos do projecto, idealizado pelo estúdio de arquitectura WHIM Architecture, Universidade de Wagenigen, a câmara de Roterdão e as empresas SK International, Better Future Factory e HEBO Maritiemservice.

[nggallery id=672 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...