Holanda: Uma igreja de 20 metros feita com peças inspiradas no Lego (com vídeo)
Em Outubro, o LOOS.FM, ateliê de design holandês, levou as brincadeiras de criança até ao mundo dos adultos. Para o festival Grenswerk, em Enschede, a empresa construiu um pavilhão temporário, em forma de Igreja, desenvolvido por uma espécie de blocos da Lego gigantes.
O pavilhão, apropriadamente chamado Abondantus Giganticus, chegou a uns impressionantes 20 metros de altura e foi totalmente construído com Legioblocks, blocos de cimento reutilizáveis normalmente utilizados em aplicações industriais.
Como o próprio nome sugere, estes Legioblocks colocam-se como se de Legos de plástico se tratassem, sendo uma excelente solução de construção temporária – e ideal para festivais ou concertos: é versátil, eficiente e simples de montar.
Para o festival Grenswerk, a LOOS.FM pintou estes blocos de cimento de várias cores, como homenagem à Lego e para que o edifício fosse reconhecido de longe.
Os blocos foram colocados numa formação hexagonal, de forma a deixar um espaço aberto entre as paredes do edifício. Este espaço foi fundamental para garantir a entrada de ar no espaço de concertos.
O tamanho do pavilhão permitiu ainda aos festivaleiros o acesso a vários espaços diferentes: palcos indoor e outdoor e diferentes salas que lhes permitiam inspirar-se através do Abondantus Giganticus.
O Grenswerk Festival acolheu concertos, jogos desportivos, uma ópera, uma celebração religiosa e um concurso de Legos. Mas o melhor estava reservado para o fim. Terminado o festival, o pavilhão foi rapidamente desmontado. Os blocos estavam intactos e prontos para mais uma reutilização. Simples, não acha?
Veja o vídeo.