Hora do Planeta: este grito de alerta contra as alterações climáticas é feito de luz apagada



Um pouco por todo o mundo estão preparadas iniciativas pelo combate às alterações climáticas. Das 20h30 às 21h30, apague a luz e ligue-se ao Planeta.

Este é um movimento global da WWF que une milhões de pessoas em todo o mundo para mostrarem o seu compromisso com o Planeta. Esta iniciativa nasceu 2007, em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as alterações climáticas.

Ano após ano, a Hora do Planeta tem vindo a crescer para se tornar num movimento de sustentabilidade global com mais de 3,5 mil milhões de pessoas em 190 países e territórios a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as suas luzes.
Celebrado sempre no último sábado de março, casas, ruas, edifícios e monumentos apagam as suas luzes na Hora do Planeta, criando um impacto impossível de ignorar.

Este ano, o evento celebrado digitalmente, debruça-se sobre Água e Alterações Climáticas, pedindo a todos para apagarem a luz durante uma hora para mostrarem o seu compromisso com o planeta.

Para Ângela Morgado, diretora executiva da ANP|WWF, “A Hora do Planeta é uma iniciativa global, que junta cidadãos conscientes da urgência climática em que vivemos, mas sobretudo cidadãos empenhados em pressionar decisores políticos e empresas a agir para mitigar as alterações climáticas.”

Em Portugal são diversas as entidades que irão participar na Hora do Planeta, desde a Assembleia da República a diversos municípios, hotéis e muitos cidadãos particulares, todos ficarão às escuras das 20h30 às 21h30.

A participação será marcada também por um apagão em alguns dos monumentos mais icónicos de cada cidade, desde Lisboa (MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Cristo Rei e Ponte 25 de Abril) ao Porto (Ponte da Arrábida, Ponte do Freixo e Estação Ferroviária de São Bento), todos marcarão presença nesta Hora.

A data é também assinalada, à mesma hora, com uma conversa virtual sobre “Água e Alterações Climáticas”, a transmitir nas plataformas digitais da ANP e com a participação da embaixadora da iniciativa, Leonor Poeiras, do compositor Rodrigo Leão, do fundador do Loving the Planet e voz dos documentários BBC Vida Selvagem, Eduardo Rêgo, dos responsáveis pelo projeto É P’ra Amanhã, Francesco Rocca e Luís Costa, da diretora da ANP, Ângela Morgado, e dos especialistas em água, oceanos e pescas, Afonso do Ó e Rita Sá.

No Green Savers também aderimos à Hora do Planeta e em cada uma das nossas casas iremos desligar as luzes. Do que está à espera para aderir?





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...