Identificada nova espécie de baleia no Golfo do México (e já se encontra em risco de extinção)
Há mais de trinta anos que os cientistas estudavam a subespécie Baleia Bryde do Golfo do México, por acreditarem que esta espécie seria diferente. Ao confirmarem diferenças morfológicas e genéticas, e sobretudo, após analisarem o crânio completo da baleia, os especialistas puderam confirmar que se trata de uma nova espécie, idêntica à Baleia Bryde.
A Administração Nacional dos Oceanos e da Atmosfera (NOAA Fisheries) dos Estados Unidos revela assim que a antiga subespécie tem agora o nome de Baleia de Rice (Balaenoptera ricei), em homenagem ao biólogo americano Dale Rice, que estudou os mamíferos marinhos nos anos 60.
A Baleia de Rice pode chegar até aos 12,8 metros de comprimento, pesar 30 toneladas e têm uma esperança média de vida de 60 anos. Contudo, apesar de se tratar de uma nova espécie, continua identificada como criticamente em perigo de extinção, existindo menos 100 indivíduos no Golfo do México.
Tal como outras espécies de animais marinhos, a baleia tem como principais ameaças o ruído no oceano, a colisão com os navios, a produção de energia, os derramamentos de óleo e os resíduos de equipamentos de pesca.
“Fiquei surpreendida com a possibilidade de haver uma espécie não reconhecida de baleia nesta região(…) Nunca imaginei vir a descrever uma nova espécie na minha carreira, por isso é uma descoberta muito emocionante”, afirma Lynsey Wilcox da NOAA Fisheries.