Igreja em ruínas do século XVIII transformada em casa privada (com FOTOS)
A reutilização de espaços abandonados e sua reestruturação para novas utilizações está cada vez mais na moda. Mas a Igreja de São Nicolau em Kyloe, Inglaterra, tornou o conceito de remodelação muito mais caseiro.
A igreja em ruínas foi comprada recentemente por Sally Onions e Ian Bottomley que decidiram transformar o edifício do século XVIII numa casa. A igreja foi originalmente construída em 1792, pelo que o casal quis conservar o máximo da arquitectura clássica da estrutura.
Em vez optarem por uma remodelação total – que, na verdade, teria sido mais barata –, restauraram todos os elementos-chave da igreja, como os tectos arqueados e os vitrais originais das janelas.
Os bancos foram substituídos por sofás e camas, mas a raiz da obra permanece intacta. Ainda pode mesmo ser encontrado o antigo cemitério no adro da igreja, no exterior, revela o Inhabitat.
Contudo, já não é preciso jantar à luz das velas quando o sol se põe – a nova casa acomoda agora um estilo de vida contemporâneo, com aparelhos e equipamento modernos, energia eléctrica e outros confortos.