IKEA compra área florestal nos Estados Unidos para preservar a biodiversidade
O Grupo Ingka adquiriu mais de 4300 hectares de terra no sudeste da Geórgia de forma a protegê-la de desenvolvimentos. A Ingka é a holding que gere o grupo IKEA, e anunciou a 14 de janeiro que vai comprar um terreno próximo à bacia do rio Altamaha numa tentativa de o conservar.
“Acreditamos realmente que a gestão florestal responsável é possível e vemos que grande parte de nossa responsabilidade com as terras que possuímos – e, por extensão, o planeta – é restaurar florestas e plantar mais do que colhemos”, afirmou Krister Mattsson, diretor administrativo da Ingka. “Em todas as nossas propriedades a preservação da natureza é importante. Neste investimento específico no Estado da Geórgia (EUA) primeiro é importante que a terra não possa ser dividida em pequenas unidades e permaneça para sempre floresta. ”
O terreno foi adquirido a um grupo de conservação sem fins lucrativos, The Conservation Fund. A floresta é o lar de muitas espécies de plantas e animais, incluindo o pinheiro de folha longa e a tartaruga gopher, que precisam ser protegidos mantendo a floresta intacta.
Depois de comprar o terreno, Mattsson prometeu que o Grupo Ingka continuará a apoiar a indústria madeireira local. O grupo também planeia permitir fins recreativos na área florestal.
“Estamos honrados em trabalhar com o Grupo Ingka e aplaudimos a sua dedicação em preservar e melhorar a qualidade da floresta nos EUA e na Europa”, indicou Larry Selzer, presidente do The Conservation Fund. “Florestas bem administradas fornecem benefícios essenciais, incluindo água limpa e importantes habitats de vida selvagem, bem como a mitigação das alterações climáticas.”
O Grupo Ingka está na vanguarda da defesa da preservação ambiental. O grupo comprou até agora cerca de 250.000 hectares de terras florestais nos EUA, Letónia, Estónia, Roménia e Lituânia. Além da recente compra, o grupo também possui terras nos Estados Unidos, mais propriamente em Oklahoma, Carolina do Sul, Alabama e Texas.
Mattsson explicou: “Para todas as florestas que possuímos, o nosso compromisso é geri-las com responsabilidade, para preservar e aumentar a qualidade das florestas ao longo do tempo.”