Ikea vai ter estação de distribuição de hidrogénio para empilhadores



A Ikea de Saint Quentin-Fallavier, perto de Lyon, França, vai ter uma estação de distribuição de hidrogénio para empilhadores, anunciou a Air Liquide. Esta estação irá alimentar parte da plataforma logística desta infra-estrutura.

No âmbito deste projecto, a estação de distribuição de hidrogénio alimentará duas dezenas de elevadores munidos com pilhas de combustível a hidrogénio HyPulsion. Estes elevadores eléctricos funcionam a hidrogénio, tendo como único resíduo apenas água, e contam com uma autonomia de oito horas.

A estação da Air Liquide vai fornecer hidrogénio a uma pressão de 350 bar e permitirá encher um depósito em três minutos. Em alternativa às baterias eléctricas, as pilhas de combustível oferecem uma flexibilidade e uma produtividade acrescidas, tendo em conta a maior autonomia de utilização e o menor tempo de paragem para recarga.

Com uma superfície de 100 mil metros quadrados, o centro de distribuição da Ikea de Saint Quentin-Fallavier é um armazém chave na logística a montante das lojas IKEA na Europa do Sul, já que organiza a recepção e o armazenamento de produtos entregues no mundo inteiro.

A utilização do hidrogénio como vector de energia para as plataformas logísticas desenvolveu-se nos Estados-Unidos e no Canadá, sendo que, actualmente, mais de 3.000 elevadores funcionam com hidrogénio. A conversão de apenas 10% da frota mundial de empilhadores representaria um mercado potencial de hidrogénio de sete mil milhões de euros.

“Esta iniciativa insere-se na continuidade de outros projectos energéticos inovadores que realizamos no seio do nosso grupo. Isto permite-nos um acréscimo da nossa eficiência operacional. Integra-se na evolução do contexto de regulamentação que permite o aumento das aplicações hidrogénio energia em França”, explicou em comunicado Gert Bruggers, director geral da Distribution Service Provider da Ikea França.

Este projecto é o resultado dos trabalhos realizados pelos parceiros do programa Horizon Hydrogène Energie, em França, apoiado pelo OSEO e fruto de uma cooperação com as entidades públicas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...