INDAQUA atribui bolsas de estudo nas Universidades do Porto, Minho e Aveiro

Com mais 40 bolsas disponibilizadas em 2026, a iniciativa de apoio ao ensino superior promovida pela INDAQUA reforça, pelo sexto ano consecutivo, o compromisso com a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento das comunidades. Desde 2021, foram apoiados mais de 250 estudantes, em parceria com as Universidades do Porto, Minho e Aveiro.

Redação

A INDAQUA, empresa líder na gestão de sistemas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, disponibilizou este ano mais 40 bolsas de estudo a estudantes do ensino superior. Desenvolvido, desde 2021, em parceria com as Universidades do Porto, Minho e Aveiro, o programa destina-se a estudantes de Licenciatura, Mestrado e Mestrado Integrado com comprovada carência económica, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, integrado na política de responsabilidade social da empresa, as “Bolsas INDAQUA” procuram contribuir para que dificuldades financeiras não constituam um obstáculo à continuidade dos estudos, reconhecendo simultaneamente o mérito e o potencial académico dos estudantes apoiados. As bolsas correspondem ao valor de um ano de propinas e são atribuídas a alunos que, apesar da sua situação económica, não foram abrangidos, por curta margem, pelos apoios estatais existentes.

“A continuidade deste projeto ao longo de seis anos reflete a importância que lhe atribuímos. A proximidade continua a ser um fator-chave da iniciativa, estando presente tanto na escolha das Universidades parceiras, que se situam nas regiões onde a INDAQUA desenvolve a sua atividade, como nos estudantes abrangidos, que têm sempre origem nos municípios onde prestamos serviços”, enquadra Pedro Perdigão, CEO do Grupo INDAQUA.

Criadas em 2021, num contexto marcado pelos desafios económicos e sociais decorrentes da pandemia, as bolsas INDAQUA têm vindo a afirmar-se como um compromisso de longo prazo com a formação das novas gerações, apoiando estudantes de diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para a valorização do talento e para a qualificação da sociedade.

“Quando criámos este programa, em 2021, respondíamos a um contexto particularmente desafiante para muitas famílias. Hoje, com perto de três centenas de bolsas disponibilizadas, vemos confirmada a relevância de uma iniciativa que continua a promover a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior e a reconhecer o potencial dos jovens estudantes”, acrescenta o CEO do Grupo.

Das 40 bolsas atribuídas em 2026, 20 destinam-se a estudantes da Universidade do Porto, sendo as restantes disponibilizadas à Universidade de Aveiro e à Universidade do Minho, englobando os alunos que cumprem os critérios definidos na iniciativa.

 

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.