Índia desenha ilusões ópticas nas passadeiras para enganar condutores em excesso de velocidade (com FOTOS)
No início de Abril, o Ministério dos Transportes da Índia ordenou a remoção de todas as lombas existentes nas auto-estradas do país e que tinham como objectivo a redução da velocidade nestes locais. Segundo Nitin Gadkari, estas lombas eram inseguras para os automobilistas que circulassem em excesso de velocidade, pondo em risco, também, os outros condutores.
A partir desse momento, o Governo indiano começou a procurar alternativas mais seguras de reduzir a sinistralidade rodoviária – a Índia tem o maior número de mortes relacionadas com acidentes de viação do mundo – e a solução encontrada está na ilusão óptica.
Passamos a explicar: em várias estradas do país foram pintadas passadeiras flutuantes para passageiros, desenhos em 3D e que dão a sensação de existência de lomba na estrada. Segundo Gadkari, o objectivo é que, alertados pela lomba-fantasma, os automobilistas reduzam a velocidade nestas áreas. Uma ilusão óptica que os fará pensar duas vezes antes de acelerar perto destes locais.
“Estamos a tentar pintar as passadeiras e utilizar lombas virtuais, em 3D, para evitar construirmos lombas verdadeiras”, explicou Gadkari num tweet citado pelo Bored Panda.
Ainda não existem resultados desta iniciativa, que está a ser implementada há pouco tempo, mas a verdade é que, mais cedo ou mais tarde, os automobilistas perceberão que estão a ser enganados. E aí a sua reacção às próximas pseudo-lombas será, adivinhamos, imprevisível.
[nggallery id=2983 template=greensavers]