India treinou dezenas de pastores-alemães para proteger os seus tigres



No sábado, dezenas de pastores-alemães treinados para proteger tigres e outros animais ameaçados pelos caçadores ilegais começaram a trabalhar em vários departamentos florestais e policiais da Índia.

Segundo o Quartz, os animais foram treinados para detectar produtos ligados à caça ilegal, como pele de tigre, presas de marfim e ossos de pássaros em perigo de extinção. Os cães, todos pastores-alemães, foram também treinados para localizar animais que estejam feridos, o que ajudará as autoridades a perceberem onde andam os caçadores furtivos.

Os pastores-alemães serão enviados para os sete estados com a maior população de tigres – Madhya Pradesh, Assam, Uttarakhand, Maharashtra, Tamil Nadu, Jharkhand e Karnataka.

Financiado pela WWF (World Wildlife Fund) e pela Traffic, uma rede de monitorização de comércio de animais selvagens, o programa prevê a formação e treino de mais cães, esperando que, com isso, os incidentes de caça furtiva decresçam no país.

Esta não é a primeira vez que a Índia treina cães para vigiar animais selvagens, ainda que a uma escala inferior. Desde 2008, 13 cães estiveram envolvidos em mais de 100 acções, identificando partes de corpos de animais em todo o país.

A Índia é um dos países-chave da rede global de comércio ilegal de vida selvagem, sendo um dos principais receptores de ossos de tigre e chifres de rinoceronte. Dentro do país, os crimes ligados à vida selvagem estão cada vez mais sofisticados, sobretudo nos estados de Uttarakhand, Uttar Pradesh, Maharashtra e Madhya Pradesh.

Em 2013, 39 tigres foram mortos na Índia, o maior número dos últimos sete anos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...