Índia vai acrescentar mil novas locomotivas ao transporte ferroviário
A gigante norte-americana General Electric assegurou um contrato avaliado em €2,4 mil milhões para fornecer mil locomotivas a diesel ao governo indiano, em consórcio com a Indian Railways local. Segundo noticia a CNN, aqui citada pelo Dinheiro Vivo, a Índia quer acelerar a renovação da ferrovia no país e, paralelamente, desenvolver a economia alicerçada neste meio de transporte
O contrato celebrado entre a GE e o governo indiano prolonga-se por 11 anos e prevê a instalação de uma fábrica na região de Bihar, um investimento inicial que ascenderá a €186 milhões. Segundo o CEO da GE, Jeff Immelt, o contrato agora celebrado é uma “nova prova da posição da Índia como o motor do crescimento na Ásia”.
A reforma do sistema ferroviário indiano é uma das prioridades do governo liderado por Narendra Modi, que decidiu abrir o sector ao investimento estrangeiro. Actualmente, a Índia conta com mais de 60.000 quilómetros em vias ferroviárias, por onde viajam mais de 11.000 comboios diariamente. Este sistema de transportes é ainda responsável por 1,3 milhões de empregos no país.
Foto: Belur Ashok / Creative Commons