Inglaterra: activistas ambientais querem taxar utilização de sacos de plástico
A contestação pela utilização de sacos de plásticos chegou a Inglaterra. Segundo o The Guardian, um grupo de organizações ambientais está a pedir a introdução de uma taxa sobre a utilização de sacos de plástico.
Segundo grupos como o Protect Rural England (CPRE), Keep Britain Tidy, Marine Conservation Society ou Surfers Against Sewage, há dois anos que o número de sacos plásticos utilizados em Inglaterra está a aumentar. A campanha chama-se Break the Bag Habit (“acabem com o hábito dos sacos”, em português).
Por outro lado, Inglaterra é a única parte do Reino Unido que ainda não tem planos para uma taxa deste tipo. No País de Gales, por exemplo, foi introduzida uma taxa de €0,06 (R$0,16) por cada saco de plástico. O resultado foi uma queda drástica do número de sacos de plástico em utilização.
Leia tudo sobre a utilização de sacos de plástico na pesquisa Green Savers.
Segundo dados compilados pela Wrap, agência do Governo britânico, os clientes de supermercados levaram para casa quase 8 mil milhões de sacos em 2011, mais 5,4% que em 2010. Os dados apontam para uma média de 11 sacos utilizados por mês.
Segundo estes grupos ambientalistas, os sacos de plástico acabam a sua vida nas ruas, campos rurais ou praias, sujando a Inglaterra e correndo o risco de serem engolidos pela fauna marinha.
“[No País de Gales, esta taxa reduziu a utilização de sacos em 90%]. E a Irlanda do Norte e Escócia já estão na fase de consulta para uma nova taxa”, explicou Samantha Harding, do CPRE.