Inglaterra: primeiros castores selvagens dos últimos 500 anos capturados e enviados para zoo



No início do ano foi avistada uma família de castores a viver confortavelmente num rio em Inglaterra. A situação seria normal, não fossem os castores os primeiros em estado selvagem a serem avistados nos últimos 500 anos.

Contudo, as autoridades querem agora capturar os animais e enviá-los para um jardim zoológico – naquilo que acreditam ser um esforço para preservar a espécie – tornando-os efectivamente extintos mais uma vez.

Quando os três castores foram avistados, através de uma câmara oculta para detectar outros animais, no rio Otter, em Devon, o reaparecimento dos animais, extinta há vários séculos em Inglaterra, foi encarado como uma recuperação da espécie. Durante o século XVI, os castores – bastante comuns então – foram caçados pelas suas peles.

Desde então poucos foram os castores que sobreviveram no território, e todos em cativeiro. Acredita-se que os animais avistados em liberdade são descendentes dos castores que conseguiram escapar à caça intensiva e ao cativeiro, refere o Dodo.

No entanto, nem toda a gente está contente pelo reaparecimento dos castores selvagens. O Departamento de Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais de Inglaterra indica que devido a preocupações de que os animais possam ser um perigo, vão ser capturados e realojados. “Dependendo da origem dos animais, podem transportar doenças que não existem actualmente no Reino Unido”, indicou um porta-voz do departamento. “Adicionalmente, os castores não são uma parte estabelecida da nossa vida selvagem nos últimos 500 anos. As nossas paisagens e habitats mudaram desde então e precisamos de avaliar o impacto que podem ter”, acrescenta.

A decisão de capturar os animais e os manter em cativeiro acendeu um debate entre os activistas e a população local que teme que os animais possam ser um problema ao causarem alterações no caudal do rio.

Foto:  finchlake2000 / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...